Marketing de Conteúdo: uma produção democratizada do Brand Experience.

O Marketing de Conteúdo, visto como um progresso de ideias antecessoras no âmbito do Marketing de Relacionamento, Marketing Direto, Internet Marketing e Relações Públicas, é um termo consideravelmente atual, por carregar uma perspectiva recente que une e faz parte de todas as etapas do processo de compra e das relações de consumo entre ofertantes e clientes. Assim, todo esse desenvolvimento carregado pelo Marketing de Conteúdo vai ao encontro às tradicionais estratégias de vendas já praticadas pelas empresas. 

Desse modo, sabe-se que a propaganda é uma técnica de divulgação que atende majoritariamente às empresas que possam arcar com altos custos solicitados pelos grandes veículos de comunicação, além de sua divulgação ter um tempo limitado. Por outro lado, o Marketing de Conteúdo beneficia também a comunicação de pequenas empresas ou de profissionais autônomos, já que tem a internet como principal meio de veiculação, na qual é permitida a criação e a interação em sites e em redes sociais com baixo custo ou até mesmo gratuitamente. 

Com isso, em virtude do constante avanço tecnológico e do consequente barateamento da produção de conteúdos digitais, o Marketing de Conteúdo é capaz de englobar todos os portes de empresa. Ou seja, não só os grandes veículos de comunicação possuem espaço para elaborar tais modos de divulgação, mas também qualquer marca que queira criar conteúdos educativos, informativos ou de entretenimento. Assim, possibilita-se a construção de marca, atração de consumidores, melhor condução do processo de compra, fidelização de clientes e o desenvolvimento de uma relação mais engajadora com atuais e potenciais leads

Sabendo disso, com a implementação do Marketing de Conteúdo, a marca deixa de ter sua comunicação pautada em uma orientação relacional e passa a ter um sentido interacional. Portanto, isso permite uma aproximação na relação marca-consumidor, por meio da criação e distribuição de conteúdos relevantes ao longo de toda sua jornada; e na relação consumidor-consumidor, visto que passam a compartilhar experiências de marca, o que fortalece o relacionamento entre stakeholders. Em suma, o Marketing de Conteúdo não tem como principal foco a venda de produtos/serviços, mas fornecer informações relevantes, a fim de gerar conhecimento de marca, cadastramento de interessados, engajamento com clientes, vendas, nutrição e conversão de interessados, serviço ao consumidor, retenção de clientes e, por fim, gerar uma maior fidelização.


Texto por: Rafaela Vianna.

Se inscreva na nossa Newsletter

Seja notificado semanalmente dos novos conteúdos produzidos pela equipe da ESPM Jr. acerca de marketing e tendências do mercado!

Ao prosseguir, você concorda com nossa Política de Privacidade.