5 passos para ter um Benchmarking ideal

A prática de Benchmarking consiste em analisar os mercados concorrentes à sua empresa. Desta forma, é possível entender um pouco mais sobre o funcionamento de outros negócios dentro do meio, apresentando aspectos positivos, pois torna-se possível entender o que está dando certo e errado dentro da sua companhia e o que funciona para o concorrente. O Benchmarking é basicamente um tipo de pesquisa com contato direto com os diferentes agentes do mercado, tendo como intuito comparar e coletar dados de serviços, produtos, ou até mesmo práticas empresariais.


O Benchmarking pode ser realizado em 5 passos:


1- Estudar o mercado


Entender e analisar o meio no qual sua empresa está inserida é essencial, especialmente para saber quem são seus principais concorrentes. Desta maneira, será mais fácil buscar as soluções dos problemas.


2- Definir um objetivo para o Benchmarking e metas para o futuro da empresa


É essencial que em sua pesquisa esteja pré determinado um objetivo, pois desta forma seu Benchmarking será mais completo, com perguntas mais coerentes e assertivas. Além disso, estabelecer metas dará uma visão para onde a empresa quer chegar no futuro e quais são os meios necessários para isso.


3- Preparar as perguntas


Para transmitir mais confiança durante as reuniões, é importante que após estudar o mercado, os objetivos e as metas, as perguntas que serão feitas estejam prontas. Sendo assim, será possível ter ideia de qual caminho o Benchmarking irá seguir, a fim de evitar quaisquer tipos de desentendimentos.


4- Comparar e analisar os dados coletados


Após ter realizado o Benchmarking, é muito importante saber como utilizar as informações obtidas e como compará-las à sua empresa de modo benéfico. Desta forma, filtre os dados encontrados sabendo o que será agregador para o seu negócio.


5- Organizar um relatório final


Por fim, construir um relatório final pode ser muito agregador, de forma que serão encontradas as melhores informações lapidadas e destinadas a desenvolver sua empresa.


Nos projetos realizados pela ESPM Jr. SP, os alunos membros podem realizar Benchmarking com a finalidade de entregar um estudo de mercado extremamente completo, o que além de direcionar e auxiliar os clientes, agrega positivamente para suas respectivas empresas.

Texto por: Sophia Magarian


Posts recentes

Ver tudo