A importância da boa experiência do consumidor e como praticá-la em sua empresa


O foco no consumidor como valor das empresas vem ganhando cada vez mais relevância e força dentro do mercado de consumo. As empresas devem tratar seus customers não apenas como números e frações estatísticas, mas como pessoas e cidadãos.

Para isso, é necessário entender as demandas, experiências e práticas de consumo de seus consumidores. As empresas precisam ser mais sensíveis e buscar entender como e por quê as pessoas pensam, se comportam e organizam suas vidas.

Hoje, é essencial que os profissionais sejam capazes de gerenciar não apenas marcas, mas a interação destes consumidores com a entrega de valor. Para isso, é fundamental que os profissionais procurem estratégias para melhorar a experiência do cliente.

A jornada de compra do cliente pode ser facilitada por meio do Marketing de Conteúdo estruturado por uma empresa. A partir da disponibilização de conteúdos informativos e explicativos, a transação da compra ocorre de maneira mais confiante, pois o consumidor sabe o que quer e sabe o que a empresa oferece. Dessa forma, as chances de proporcionar um boa experiência são maiores.

Para garantir um excelente Atendimento, é fundamental investir em treinamentos e capacitação dos funcionários. Acompanhar o time de perto e estabelecer métricas também é essencial. Mais do que proporcionar um atendimento satisfatório, é necessário superar as expectativas do cliente. Só assim ele vai se tornar em um verdadeiro brandlover.

A Pesquisa de Satisfação é importante não apenas para uma empresa saber se o cliente está satisfeito com seu produto ou serviço, mas também para que o consumidor saiba que está sendo ouvido. Ademais, é preciso acompanhar os índices de satisfação para diagnosticar os pontos fortes e fracos da marca (e consertar os pontos de melhora).

Por último, a Cultura de Dados auxilia na estratégia de customer experience, pois fornece diferentes insights e informações para ajudar a monitorar a experiência do cliente. A estratégia de customer experience aliada a uma cultura orientada por dados pode trazer muitas revelações acerca da empresa e das preferências do clientes.

São esses os principais pontos de atenção para garantir a boa experiência do consumidor. Para encerrar o artigo, foi selecionada uma frase da Maya Angelou, importante escritora estadunidense: “As pessoas nem sempre lembram do que você diz ou mesmo do que você faz, mas elas sempre lembram de como você as fez sentir.”.

Texto por: Victoria Szapiro


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