A importância da capacitação dos membros

Atualizado: Set 1

O investimento em capacitação tem sido cada vez mais aderido e frequente no ambiente corporativo, já que tem se mostrado muito positivo em diversos aspectos. Em variadas situações, as empresas podem ter necessidades as quais os membros da empresa não possuem toda a capacitação necessária para lidar. Por isso, o investimento em treinamentos com foco na capacitação dos membros pode ser uma maneira de trazer o conhecimento necessário.



Tal medida, além de trazer mais resultados para a companhia em si, também pode ser extremamente positiva em diversos fatores. Dentre eles, pode-se observar uma melhoria na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, da organização, pois, com maiores habilidades teóricas e/ou técnicas, os profissionais se tornam mais eficientes, ágeis e produzem mais e com maior qualidade. Ligado a isso, a capacitação dos colaboradores impulsiona a melhoria do atendimento aos clientes e a eficiência do trabalho dos profissionais, fator que colabora para a construção de uma melhor imagem da empresa.


Outro fator agregador é a retenção de talentos que a capacitação dos membros pode trazer, permitindo que membros se desenvolvam e tenham a possibilidade de crescer nos cargos. Desta maneira, há espaço para que profissionais talentosos permaneçam na organização, desenvolvendo um plano de carreira dentro da empresa e ocupando posições de destaque. Além disso, quando uma qualificação é proporcionada, os funcionários se sentem valorizados como indivíduos dentro da empresa, vendo tal fator como um incentivo para executar suas tarefas com melhor desempenho e engajamento. Sendo assim, a equipe é motivada e passa a se sentir valorizada, o que é um aspecto fundamental para que a empresa possa atingir os resultados esperados, podendo ainda superar as expectativas. O investimento em treinamentos também pode ser utilizado como uma estratégia diretamente para potencializar a motivação dos membros das organizações.


Tendo tudo isso em vista, a ESPM Jr. toma ações que contribuem para agregar conhecimento aos membros. Um exemplo são os cursos de Excel, que ocorrem a cada semestre, além dos cursos de Google Ads e de Power BI. As rodas de conversa e Lives com profissionais do mundo corporativo também são muito frequentes, abordando temas de atualidades de marketing e gestão, a fim de manter os membros antenados e informados acerca de tendências de mercado. Além disso, a ESPM Jr. proporciona o seu acervo de materiais sobre projetos, internamente denominado como "Kit de Projetos". Essa ferramenta traz diversas informações de regimento interno e departamentos da empresa, livros, manuais, além dos próprios projetos já feitos pela empresa. Além disso, aulões com diversos profissionais de diversas áreas e professores da ESPM ocorrerem frequentemente na empresa, acerca de temas variados que auxiliam na atuação dos membros em suas carreiras e na empresa. A ESPM Jr. acredita que, por meio dos treinamentos, materiais de apoio e contato com profissionais do mercado que é proporcionado pela empresa, é possível aproveitar as potencialidades dos membros e promover o seu desenvolvimento, assim como o da própria empresa.

Texto por: Rafaela Koury



Posts recentes

Ver tudo