A importância da comunicação estratégica

O processo de comunicação para com o público consumidor e a gestão da marca vão muito além de anunciar e realizar a venda. Comunicar a marca e utilizar todos os meios possíveis para a percepção e fixação na memória do consumidor é tão importante quanto a percepção de qualidade do produto ou do serviço oferecido. Para isso surge a comunicação estratégica.



Para que a comunicação da marca seja objetiva, consistente e efetiva, e potencialize a visão do consumidor, é necessário que ela seja estratégica. A comunicação estratégica pode ser tida como processos conjuntos criados para fazer com que as mensagens passadas pela empresa sejam mais eficientes nos diversos canais, para os públicos que deseja atingir, sendo um fator que impulsiona o alcance dos seus objetivos globais.


No processo que envolve a comunicação estratégica, as tomadas de decisão são embasadas em informações e dados retirados de análises das ações de concorrentes, do comportamento dos consumidores, entre outros aspectos obtidos por meio de pesquisa. Essas tomadas de decisão envolvem fatores como os recursos financeiros, tecnológicos e humanos disponíveis, os stakeholders da empresa e, de maneira enfática, o público de interesse e sua segmentação.

Desta maneira, o planejamento se torna essencial, contando com fatores como: onde se comunicar, para qual público será passada a mensagem, de que maneira isso chegará a quem está recebendo a mensagem, em que momento será comunicado e o significado e impacto de cada um desses fatores.

Um exemplo de tendência da comunicação que pode ser observado a partir de sua análise estratégica, é a utilização de canais de mídia além dos tradicionais, pois com a expansão da tecnologia, que toma forma nos smartphones e computadores, a mídia digital e alternativa ganhou espaço e representatividade para a maioria das pessoas.

A ESPM Jr. possui como um de seus serviços o Plano de Comunicação, que visa estabelecer o direcionamento que a comunicação da empresa deve percorrer, por meio de um planejamento para suprir a necessidade desta para com seus diferentes stakeholders. Nesse Plano, a comunicação estratégica é arquitetada por meio de várias etapas de pesquisas sobre o ambiente interno e externo à empresa, trazendo direcionamentos e alternativas para como potencializar a comunicação da empresa.

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Texto por: Rafaela Koury