A importância de estudar o Ambiente Interno

Uma das ferramentas mais utilizadas para a realização de um Planejamento Estratégico de um negócio é a análise do Ambiente Interno. A partir disso, serão construídas melhores estratégias derivadas do conhecimento acerca da empresa e seu meio interno, o qual consequentemente gera melhorias e desenvolvimentos apontados a partir desse estudo.



O conceito de estudo de Ambiente Interno pode ser definido como um processo de identificação de forças e fraquezas, assim como análise de uma maneira organizacional, operacional e estrutural, de tópicos os quais interferem e influenciam na atuação e desenvolvimento das empresas. É um estudo dirigido a identificar informações e a assentar o conhecimento que se tem do funcionamento da corporação de uma perspectiva e prática interna.


Entre os principais benefícios desta análise está o auxílio aos administradores sobre a organização e funcionamento do seu negócio, possibilitando a criação e o desenvolvimento de planos e estratégias que sejam assertivos e tragam resultados proveitosos e benéficos, podendo, assim, expandir a empresa.

Além disso, favorece a comunicação interna da corporação, uma vez que os funcionários e gestores trabalham em conjunto para pesquisar e analisar informações, assim como para aplicar melhorias e sugestões. Dessa forma, é possível identificar e cumprir com as melhores soluções para o cenário encontrado.

Outro benefício da análise e estudo de ponto de vista interno é a influência que esta possui diretamente com a evolução do empreendimento, trabalhando para observar as melhores possibilidades e aberturas de crescimento, e investigar as suas forças, para não só solucionar as fraquezas e as ameaças, mas também alinhar a empresa para uma melhoria geral.

A empresa, a partir desse estudo, deve estar preparada para rastrear tendências e desenvolvimentos importantes. Uma vez que a missão da empresa está declarada, ela precisa conhecer seu próprio ambiente para que assim possa monitorar sua organização, trabalhadores, administradores, cultura, tecnologia, estrutura e suas instalações para atingir suas metas. Logo, é possível desenvolver projeções de resultados antecipadamente com base nas alternativas e direcionamentos analisados.

Texto por: Marcela Navarro

Parceiros

  • LinkedIn ESPM Jr.
  • Facebook + ESPM Jr.
  • Instagram + ESPM Jr.

Vila Mariana - São Paulo

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por anfi.com.br
ESPM Jr.png