A Importância de uma Comunicação Interna Eficiente

Atualizado: Jul 10

A comunicação é uma ferramenta imprescindível para transmitir e compartilhar informações. A comunicação externa visa impactar os stakeholders que estão fora do ambiente da empresa, enquanto a interna busca por um alinhamento dentro da organização. Mas afinal, o que é comunicação interna e qual a sua importância?



A comunicação interna é uma estratégia muito eficiente para manter um bom alinhamento, relacionamento e engajamento dos funcionários de uma empresa. Para tangibilizar a importância dela, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute (PMI), aproximadamente 56% dos projetos de uma empresa não obtém sucesso devido aos ruídos de comunicação entre os colaboradores. Ou seja, manter um time alinhado é de suma importância para o sucesso de um empreendimento.


Antes de falar sobre como atingir êxito em tal tarefa, é importante ressaltar que existem diversos mecanismos, os quais variam de acordo com o contexto e objetivo de cada empresa. Os feedbacks são um dos principais agentes para manter uma comunicação interna eficiente, já que com eles as expectativas e percepções são compartilhadas a fim de fazer com que o funcionário desenvolva-se intra e interpessoalmente, além de melhorar seu desempenho no desenrolar das tarefas.


Além disso, a existência de um canal de Ouvidoria é substancial para manter um ambiente de trabalho aberto. Ele é um meio de mediação de conflitos entre o funcionário e a empresa, já que por ele podem ser enviadas dúvidas, apontamentos e sugestões. Portanto é importante que a ética, a eficiência e a transparência da firma sejam norteadoras no decorrer desta atividade, já que é responsabilidade dos gestores responderem às questões enviadas na Ouvidoria.


Outro meio relevante para a comunicação interna é a reunião com toda a empresa, já que, com isso, ocorre um alinhamento entre todos os colaboradores, para que sigam suas atividades com maior assertividade e direcionamento. Um ponto importante a ser ressaltado nesses encontros é que neles devem ser compartilhados apenas os pontos cruciais para o desenvolvimento da empresa como um todo, afinal, o objetivo dessas reuniões é o alinhamento e não a microgestão.

Por último, em algumas empresas são utilizadas estratégias que envolvem a criação de blogs internos. Estes podem servir como aliados para o alinhamento da empresa como um todo, já que neles são compartilhadas informações relevantes entre seus membros.


Na ESPM Jr., temos diversos mecanismos para manter a comunicação interna efetiva. Diariamente temos uma reunião nos últimos dez minutos do expediente com todos os nossos membros. Nesse encontro, os departamentos e grupos de consultoria compartilham acontecimentos importantes do dia, para manter a empresa alinhada. Além disso, temos a Ouvidoria Digital, um espaço em que os membros compartilham dúvidas, críticas, apontamentos e sugestões para a Diretoria, que por sua vez tem a responsabilidade de ler e responder de maneira clara e honesta e, deste modo, um dos valores de nossa cultura organizacional, a transparência, é exercido. Como último exemplo, temos o Reconhecimento Quinzenal, em que as pessoas que fizeram algo além de suas funções e deveres são reconhecidas na frente de toda empresa. Com isso, os membros são incentivados a pontuar atitudes positivas dos demais e agradecê-los por isso, colaborando para um ambiente de trabalho mais harmonioso.


Em conclusão, ter uma comunicação interna eficiente é crucial para obter sucesso em um negócio. Para tanto, é necessário estabelecer mecanismos de comunicação a fim de manter todos os funcionários alinhados e um bom clima organizacional.


Texto por: Jessica Berenstein.