A importância do Branding para a Identidade Visual da marca

O Planejamento de Branding de uma empresa consiste em construir, diante do estudo prévio do público que se pretende atingir, a forma que as pessoas enxergam a marca. Através de 7 elementos, sendo eles: nome, símbolo, personagem, slogan, jingle, embalagem e cor, há a criação da imagem da marca e a busca por estar presente e ser lembrada na mente do consumidor. Além disso, a imagem da marca deve ser capaz de passar os seus valores e propósitos, buscando refletir onde se deseja chegar.



A importância do Branding para a marca se dá no planejamento que este traz para a identidade visual, já que através de toda a criação dos 7 elementos, tem-se uma imagem coesa da marca, a qual atinge de maneira certeira o público de interesse. A exemplo disso, ao se tratar do Branding de uma mesma marca em países diferentes, esse deve ser planejado de maneira a se adaptar a cada público-alvo. Com isso, um caso notável é o da marca de amaciantes Downy, da P&G, a qual teve que pensar sua embalagem e personagem para atingir o público brasileiro e mexicano, visto que cada um possuía uma forma de ver a marca: a embalagem no Brasil foi feita na cor preta, trazendo uma sensualidade, enquanto que no México a embalagem possui cores mais leves; ademais, a personagem para versão brasileira da marca passou a ser uma mulher jovem e independente, diferentemente daquela tida no México, representada por uma dona de casa e sua família.


Há diversos benefícios de ter um Branding coeso com o seu público e, por consequência, uma imagem que transmite exatamente o desejado. Dentre esses , tem-se: um aumento da confiança com o seu público, o qual terá em sua memória a aparência do produto, remetendo à ideia de familiaridade; a presença na mente do consumidor, sendo extremamente necessária para um cenário com concorrência crescente; e, por fim, um maior valor atrelado à marca e fidelidade do público, já que, ao pensar em uma categoria de produto, o cliente vai remeter exatamente ao seu (exemplificando, quando pensamos em chocolate, a KitKat vem a mente e, por consequência, a sua embalagem, cores e slogan).


Portanto, entende-se que a importância do Branding para a imagem da marca está na sustentação de uma imagem direcionada especificamente para o público que se busca atingir, visto que a construção do Branding da marca resulta na criação de uma imagem na mente do consumidor. Além disso, a marca cria sua identidade, mas quem atribui significados a imagem dela é quem a enxerga, ou seja, o consumidor. Nessa linha, a ESPM Jr. oferece dentro dos seus planos, o de Branding, o qual busca entender o mercado que a empresa cliente atua e a forma que esta deve se posicionar dentro desse mercado, incluindo as cores que devem ser usadas, o slogan, e o nome - o qual vai variar de acordo com o objetivo atual e futuro da marca.

Texto por: Leticia Bringel

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