A importância do marketing digital para as empresas



De acordo com Philip Kotler, Marketing define-se como um “processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Porém, devido a quarta revolução industrial, que levou a ascensão do ambiente digital em um contexto globalizado, a forma como o Marketing se estrutura sofre transformações constantes, sendo necessário adaptá-lo para o meio online, o que é denominado marketing digital. Dessa forma, essa estratégia é importante para aumentar a visibilidade da empresa, impulsionar as vendas e fortalecer a marca. Assim, a ESPM Jr. apresenta as principais vantagens que esse processo pode proporcionar a sua empresa.


Primeiramente, por meio do marketing digital é possível que a corporação interaja com seus clientes, de forma que a experiência que o consumidor possua durante sua compra com aquela marca seja tão importante quanto o produto ou serviço adquirido, visto que o público pode divulgar a marca para uma grande quantidade de pessoas por meio de plataformas online. Por isso, é essencial que a empresa saiba se comunicar com seu público, a fim de atrair mais clientes e engaja-los a ajudar na promoção da marca.


Ademais, essa estratégia de marketing permite que as empresas direcionem suas campanhas de publicidade com mais precisão, já que é possível ter mais conhecimento sobre os gostos de seu público e, assim, torna-se mais fácil conquistá-lo.


Além disso, incentiva-se que a empresa desenvolva seu inbound marketing, que consiste em uma forma de entender as dores e necessidades dos clientes, em prol atraí-los por meio de mensagens com a finalidade de apresentar-lhes soluções. Atualmente, a criação de conteúdo nas redes sociais é uma das principais formas de chegar até as pessoas para então atraí-las, visto que constantemente pesquisa-se na internet formas de solucionar problemas. Assim, por meio do marketing de conteúdo, é possível posicionar sua empresa para que ela seja capaz de ser encontrada pelos consumidores no momento em que eles necessitam sanar suas dúvidas.


Para isso, é essencial que a empresa possua tanto um blog quanto um site institucional, já que o primeiro possibilita a otimização de conteúdos, o que aprimora o rankeamento da corporação nos mecanismos de busca, que consiste em uma ferramenta utilizada pelo Google que possui como função gerar uma URL para cada site, com o objetivo de posicioná-lo organicamente, ou seja, sem custos, na página de resultados em uma busca de determinadas palavras-chaves. Assim, quanto mais bem posicionada a empresa estiver no rankeamento, mais possibilidades terá de ser encontrada durante a realização de pesquisas na internet. Somado a isso, ter um site institucional também é necessário, visto que ele agrega valor à marca e estabelece um canal direto entre o cliente e a empresa.


Além disso, é importante que a corporação esteja presente em redes sociais como o Instagram, Facebook, Tik Tok e o LinkedIn, já que cada uma possui funcionalidades diferentes que podem ser usadas estrategicamente para direcionar publicações de acordo com os interesses específicos do público de interesse da empresa. Ademais, além dessas plataformas possibilitar a criação de conteúdo interativo com o público, elas também promovem a identificação do mesmo com a marca. Para isso, é necessário estar ativo nas redes e entender as ações que devem ser tomadas de acordo com a linguagem de cada plataforma. Por esse motivo, em prol de fazer sua empresa impulsionar no LinkedIn, já que essa rede social ganha cada vez mais relevância, a ESPM Jr. realizou um post em seu blog sobre o assunto.


Somado a isso, a mídia paga, que consiste em anúncios nas redes sociais e links pagos no Google a fim de melhorar o rankeamento da empresa, pode ser uma estratégia interessante para atrair mais pessoas em um menor espaço de tempo, visto que por meio dessa estratégia é possível atingir mais facilmente pessoas que se interessam pelo produto ou serviço ofertado pela empresa. Assim, através da mídia paga, é possível atrair leads, que definem-se como usuários potencialmente interessados em seu negócio, para em seguida torná-los clientes, e, por fim, nutrí-los constantemente com informações sobre a marca em prol de construir a fidelidade do negócio.


Ademais, o Marketing Digital permite mensurar de forma precisa como as ações tomadas estão impactando seu negócio. Dessa forma, por meio dos dados do site e das redes sociais da empresa, é possível determinar informações como o ROI, retorno sobre o investimento, que consiste em uma comparação entre o quanto foi lucrado devido aos esforços do marketing digital. Além disso, informações como o Custo de aquisição de clientes e o Custo por lead, também podem ser calculadas, o que possibilita o cálculo do custo para atrair um novo cliente.


Portanto, o marketing digital se tornou uma forma essencial de desenvolver as empresas, pois além de ganhar visibilidade por meio da interação com seus clientes através das redes sociais, também é possível mensurar os impactos que essa estratégia contribui para sua marca.

Texto por: Giovanna Maalouf

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