AS 4 PERSPECTIVAS DE MARCA


É inegável que, nos dias atuais, as marcas necessitam de fortes estratégias de branding para que possam se consolidar no mercado diante de tantos concorrentes. O branding é um conjunto de ações de posicionamento, propósito e valores da marca, e, quando bem construído, atrai cada vez mais consumidores para a marca. Portanto, a gestão de uma marca pode ser entendida como a criação e a manutenção da confiança e da coerência com a missão da empresa e seus posicionamentos. Uma empresa com uma forte presença de mercado e posicionamento bem definido é sinônimo de organização e de alinhamento de acordo com o que a empresa acredita.

Diante disso, é possível analisar as quatro principais perspectivas de marca, que estão ligadas diretamente a boa utilização do branding da empresa e as percepções dos consumidores perante a marca. São elas:


1- Marca como organização

A Marca como organização é como a marca se promove perante as causas sociais, há a preocupação em dar um propósito para a marca. As vantagens é que essa estratégia desperta paixão e comprometimento em todos os seus stakeholders da empresa.


2- Marca como produto

A Marca como produto é como a marca se comunica em termos de qualidade, ou seja, como ela pode se vender pela qualidade ou por uma característica da marca, é a relação de atributos criados para relacionar os produtos ao valor que ela quer transmitir. A vantagem dessa estratégia é a fácil identificação os atributos do produto (seus diferenciais) e conseguir diferenciar isso.


3- Marca como símbolo

A Marca como símbolo engloba toda a identidade visual da marca, incluindo nome, slogan, logotipo e paleta de cores, que devem corresponder a mensagem que a marca quer transmitir para o consumidor. A vantagem é a expansão da lembrança de marca para os consumidores, além de facilitar a formação de associações rápidas a marca.


4- Marca como pessoa

A Marca como pessoa é a personalidade presente no seu posicionamento, como ela se comunica por meio de características humanas atribuídas a ela. As vantagens dessa estratégia é que ela ajuda a definir o tom de voz que será usado na comunicação, trazendo originalidade e diferenciação em relação aos seus concorrentes.

Texto por: Julia Tavares


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