Características que um bom líder deve ter para comandar sua empresa

Atualizado: Jul 29

A fim de desenvolver não apenas os resultados da empresa, mas também seus membros, é essencial que a corporação possua líderes capacitados e que saibam aprimorar, organizar e estimular sua equipe, simultaneamente.



Para isso, é importante que o líder possua inteligência emocional, visto que ele precisa saber lidar com situações de estresse e ansiedade, pois em tais momentos, muitas vezes, as mensagens do regente podem ser expostas de forma incorreta. Assim, em prol de saber lidar com essas situações, a prática meditativa e de yoga são essenciais.

Além disso, o autoconhecimento deve desenvolvido, visto que ao reconhecer seus pontos fortes e fracos, o regente consegue se aprimorar. Dessa forma, estimula-se a implementação da cultura do feedback de forma regular na empresa. Em relação a esse tópico, vale ressaltar que o ambiente de trabalho deve ser acolhedor para que os membros da equipe sejam sinceros ao fornecer a avaliação, pois se existir um desconforto ou insegurança perante esse exercício, não será possível maximizar os pontos positivos, nem melhorar os pontos negativos. Ademais, quando um comentário negativo for exposto a alguém do grupo, é recomendado que ele seja realizado de forma individual e baseado em exemplos, pois assim é possível concretizar o que está sendo dito e facilitar sua compreensão.

Somado a isso, o líder deve ser a imagem de exemplo da equipe, já que ele deve ser capaz de inspirar a todos. Dessa maneira, as pessoas devem fazer o que é ordenado não porque alguém ocupa uma posição de superioridade, mas porque tal indivíduo é inspirador e assim, todos devem fazer ver propósito e valor nas tarefas que estão realizando por intermédio e incentivo do líder.

Ademais, aqueles que regem um grupo devem exercitar diariamente o desenvolvimento de sua empatia, visto que é necessário se colocar no lugar do outro para entender como ele enxerga e, a partir disso, compreender suas dores, emoções e necessidades de cada um da equipe. Dessa forma, por meio de uma maior percepção sobre as pessoas que compõem seu time, é possível que ele além de saber lidar melhor com os integrantes, também consiga realizar ações para engajá-los.

Por fim, um líder precisa desenvolver seu time para que, cada vez mais, todos sejam um profissionais mais evoluídos. Para isso, deve-se criar momentos de inspiração, proporcionar palestras e treinamentos, estabelecer uma comunicação eficaz e um plano de desenvolvimento.

Conseguintemente, as empresas necessitam de líderes empáticos, que estejam abertos a dar e receber críticas construtivas. Além disso, é essencial se autoconhecer e saber lidar com situações de estresse, visto que ele é o guia, mentor e exemplo da equipe. Dessa forma, por meio da construção dessa figura, os membros conseguem se desenvolver e produzir de forma mais assertiva.

Texto por: Giovanna Maalouf

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