Como a tendência de autocuidado impacta o mercado de beleza?

Os cuidados com a aparência física são parte da rotina de muitas pessoas há anos, contando com os mais variados tipos de cuidados estéticos, desde cremes faciais até cirurgias e procedimentos estéticos. Entretanto, a pandemia de COVID-19 e o isolamento social trouxeram à tona um questionamento: vale a pena investir em minha aparência sendo que ninguém vai me ver? A resposta de muitos para essa pergunta é sim! O autocuidado é uma maneira de se manter mentalmente e fisicamente satisfeito com seu próprio corpo, independentemente de quem você possa encontrar.


Com a mudança repentina de nossas rotinas normais e todo o estresse gerado pelas incertezas que o cenário pandêmico impôs em nossas vidas, os momentos de lazer e relaxamento foram ressignificados. Se antes costumavamos frequentar bares às sextas-feiras à noite, com a pandemia muitos passaram a considerar ficar em casa assistindo filmes e fazendo skin care como uma nova forma de relaxar e abstrair da rotina estressante. Assim, percebe-se que muitos consumidores costumam associar seus momentos de relaxamento às práticas de autocuidado.


Diante disso, surge uma grande oportunidade para as marcas e profissionais do ramo da estética e cuidados: estarem presentes nos momentos de descontração de seus consumidores e, assim, criando associação da marca ou serviço com a sensação de bem-estar. De acordo com o relatório "Tendências de comportamento e tecnologia para marcas em 2021 (e além)", estruturado pela Bits to Brands, a "ritualização" vem se tornando parte das rotinas das pessoas, quase que um estilo de vida. E não é só sobre uma "moda". Tornar-se parte de um ritual eé conectar a sua marca a um momento de atenção plena, com frequência fixa para acontecer e cheio de significado.


Seguindo essa mesma linha de análise, o relatório "The New Self-Care Routine" constatou que as pessoas entendem que o bem-estar é o resultado de cuidados com o corpo, mente e beleza. Assim, percebe-se que os consumidores estão cada vez mais dispostos a experimentar novos produtos e serviços que unam esses três fatores e lhes proporcione uma rotina mais saudável.


Decerto, para que uma marca se associe a momentos de relaxamento, como rituais de beleza e cuidados, é preciso ter uma estratégia assertiva que direcione suas ações de Marketing, Comunicação e Branding. A ESPM Jr. oferece os serviços de plano de Marketing, Comunicação e Branding que podem ajudar sua empresa a se posicionar da melhor maneira no mercado.

Texto por: Clara Veloso.