Como fazer sua empresa sobreviver a crise gerada pelo Covid-19

O mundo encontra-se em um momento atípico, em que a maioria da população mundial, devido a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), está dentro de casa, a fim de evitar que a pandemia do Covid-19 tome proporções ainda maiores.

Porém, apesar do cenário atual ser atípico, os negócios não podem parar, visto que as pessoas continuam tendo a necessidade de comprar, e as empresas precisam permanecer funcionando em prol de sobreviverem a esse momento de crise. Sendo assim, as marcas devem se reinventar para se manterem, mesmo com seus funcionários trabalhando à distância e com seus consumidores buscando economizar nesse momento, já que eles também estão sendo impactados economicamente com o cenário atual. Desta forma, a ESPM Jr. apresenta algumas atitudes que podem ser realizadas nesse período para que as empresas consigam manter suas vendas.



1 - Invista no Marketing Digital

De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners, desde o começo do isolamento social, 83% dos entrevistados afirmaram ter aumentado o consumo de informações online. Com isso, o momento é propício para as empresas investirem em marketing digital. Sendo assim, ações como criar conteúdos com cenas realizadas pelos próprios usuários, promover desafios e hashtags, são estratégias que além de aproximarem a marca do cliente, também geram valor à empresa. Desta maneira, ao fazer parte do dia a dia das pessoas, é mais fácil se tornar não apenas conhecido, mas também uma referência para seus clientes.

Somado a isso, plataformas como o Google Analytics mostram importantes características dos perfis dos clientes, como idade e sexo, além de informações de como os usuários se comportam nos sites e detalhes da venda de cada produto no e-commerce. Assim, por meio desta ferramenta é possível analisar quais ações de marketing digital estão trazendo mais resultados para a empresa.


2 - Esteja presente no e-commerce

Uma vez que muitas pessoas estão evitando sair de casa, é essencial que a empresa consiga vender seus produtos por meio das plataformas digitais. Além disso, nesse período da quarentena, a necessidade de consumir continua, mas a maioria da população está buscando economizar, pois todos estão sofrendo consequências econômicas devido a pandemia. Desta forma, oferecer cupons de desconto online é uma boa solução para aumentar as vendas e evitar o acúmulo de estoques.


3 - Monte um Plano de Negócios

Nesse momento de crise, é importante que a empresa possua um Plano de Negócios que estabeleça metas claras e um planejamento financeiro. É importante ressaltar que ao realizar essa organização, o empreendedor deve tentar renegociar seus contratos e torná-los mais viáveis diante da situação em presente, a fim de economizar e, assim, atingir um equilíbrio financeiro.


4 - Invista em cursos online

Durante a quarentena, muitas faculdades e empresas estão oferecendo cursos online gratuitos. Desta maneira, em prol de conseguir se reinventar no cenário de crise atual, é interessante oferecer cursos e incentivar que os funcionários participem de workshops sobre Planejamento de Marketing ou sobre gestão financeira, por exemplo, a fim de capacitá-los.

Com o objetivo de auxiliar as empresas a participarem de cursos agregadores nesse período, a seguir será apresentada uma seleção de cursos online e gratuitos:

  • “Meu site WordPress no ar”: A WordPress, sistema de gestão de conteúdo na internet, ensina passo a passo para desenvolver um site. O curso é voltado para aqueles que desejam empreender na internet e, ao final do curso, o participante recebe um certificado de conclusão.

  • InovAtiva Brasil: A InovAtiva foi criado em 2013 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em parceria com o Sebrae. É o maior programa de inovação da América Latina, e oferece cursos com especialistas, eBooks e mentoria, sendo que a cada quatro meses eles selecionam até 130 startups para realizarem um programa de aceleração.

  • ESPM: A Escola Superior de Publicidade e Propaganda está oferecendo cursos de duas horas que orientam os empreendedores não apenas a como gerenciar as redes sociais em momentos de crise, mas também em como ser produtivo, o que é essencial principalmente durante a quarentena, visto que ao trabalhar de casa muitos profissionais sentem dificuldade para se concentrar.

  • Google: O Google está oferecendo um curso sobre os princípios do marketing digital. São 26 módulos com vídeos e exercícios práticos e, ao final, o estudante recebe um certificado.

  • Endeavor: A Endeavor está disponibilizando cursos de 3 horas para empreendedores que apresentam dificuldade em definir uma estratégia clara para seu negócio, em prol de auxiliá-los a avaliar o que é importante ao realizar um planejamento


5 - Invista em um Plano de Marketing

Um Plano de Marketing possui como objetivo estabelecer prioridades e determinar os próximos passos da empresa para que ela consiga atingir suas metas. Assim, por meio de pesquisas, elabora-se uma sequência de ações detalhadas que a empresa deve seguir para melhorar seu desempenho e otimizar seu investimento, já que ele determina o que deve ser feito, como deve ser feito, por quais meios, quais serão os gastos e de que forma os resultados serão mensurados.

A ESPM Jr., possui grupos de consultoria que realizam Planos de Marketing e que, portanto, podem ajudar sua empresa a estruturar ações para elevar a consciência da marca, atrair novos clientes e aumentar as vendas.


6 - Invista em um Estudo de Mercado

Por meio de um Estudo de Mercado, responde-se perguntas mercadológicas perante a possibilidade de criação, viabilidade e demanda de um produto, de forma que as medidas da empresa sejam realizadas de forma mais assertiva. Desta forma, é possível prever como o mercado vai se comportar diante de determinada atitude proposta pela empresa, o que pode ser feito por meio do estudo do setor e do benchmarking com empresas existentes, além de pesquisas de mercado. Por fim, um Estudo de Mercado ajuda as empresas a saberem como a atual situação de crise pode colocá-las à frente do mercado, por meio do mapeamento de possíveis oportunidades que o cenário é capaz de proporcionar e que, sem o estudo, são mais difíceis de serem identificadas e aproveitadas pelas empresas. A ESPM Jr., oferece Estudo de Mercado a fim de ajudar as empresas a realizarem ações que terão melhor impacto sobre o mercado.



Dessa forma, por meio da realização de cursos que desenvolvam os membros da empresa, além da realização de um Plano de Marketing, Estudo de Mercado e Plano de Negócios, é possível fazer com que sua empresa se reinvente neste período de crise. Além disso, o investimento no e-commerce e em ações criativas no marketing digital, são outras soluções que irão ajudar não apenas sua empresa durante os período atípico, mas também quando a situação se estabilizar.


Fontes utilizadas: Portal Sebrae, UOL, A Gazeta, Exame e Globo.com


Texto de Giovanna Maalouf

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