Como impulsionar seu LinkedIn?

Atualizado: Jul 29

O LinkedIn é uma rede social criada em 2002, que vem ganhando cada vez mais evidência: São mais de 500 milhões de usuários no aplicativo, sendo que 300 milhões são brasileiros (Kinsta, 2020). O objetivo da plataforma é atender o ambiente corporativo, de forma que a rede seja um meio utilizado para realizar networking, procurar e oferecer vagas de emprego, visto que ela conecta profissionais à empresas.




Dessa forma, por ter tanta relevância no mundo dos negócios, é importante que sua empresa saiba como utilizar o LinkedIn de forma estratégica, para que sua ela seja beneficiada tanto para atrair novos clientes, quanto para contratar funcionários qualificados. Por esse motivo, a ESPM Jr. apresenta algumas dicas para que as organizações saibam como fazer melhor uso da plataforma:


1- Participe de grupos: A rede social apresenta a possibilidade de pessoas com os mesmos interesses criarem fóruns de discussão sobre um tema em comum. Dessa forma, ao participar ativamente de grupos relacionados sobre a área em que a sua empresa atua, é possível atribuir valor ao serviço oferecido, o que o ajuda a ganhar visibilidade na rede. Além disso, para saber quais são os grupos que mais agregam ao seu negócio, é importante olhar em quais fóruns estão os outros especialistas da sua área de interesse.


2- Anuncie: O LinkedIn permite que as empresas impulsionem suas publicações por meio de opções de planos pagos dentro da plataforma, a fim de promover seu conteúdo, com o objetivo que ele apareça em larga escala para aqueles que constantemente pesquisam sobre o assunto abordado na publicação. Assim, é possível, por meio do banco de dados da rede social, atingir possíveis clientes de forma mais assertiva.


3- Interligue sua equipe na rede: Em prol de desenvolver o alcance orgânico da página da empresa, os funcionários da mesma devem indicar em seus perfis pessoais o local em que eles trabalham.


4- Aprimore o rankeamento: O rankeamento é uma ferramenta utilizada pelo Google que possui como função gerar uma URL para cada site, com o objetivo de posicioná-lo organicamente na página de resultados em uma busca de determinadas palavras-chaves. Assim, em prol de se destacar na página do Google, deve-se aprimorar o SEO, otimização para mecanismos de busca, da sua empresa por meio LinkedIn. Para isso, as empresas podem personalizar sua URL, que consiste em um link que direciona o usuário à company page de uma empresa. Assim, ao invés de deixar a rede social criar automaticamente o URL da firma, é necessário solicitar a alteração do mesmo no suporte da plataforma, a fim de colocar o nome da sua empresa na URL e com isso, facilitar a chegada dos leads na conta ou no site da organização. Ademais, em paralelo, pode-se elaborar palavras chaves na página de seu negócio. Para isso, é necessário formular um breve texto na descrição da rede utilizando as palavras chave que mais se relacionam com o conteúdo, com o objetivo da empresa ser mais facilmente encontrada na internet.


5- Mensure o desempenho de suas publicações: O próprio LinkedIn fornece dados que podem ajudar na estruturação de estratégias de comunicação na rede social. Um exemplo, é a ferramenta gratuita que permite a visualização do perfil da página nos últimos 90 dias, o que possibilita a identificação do perfil daqueles que entraram em contato com o negócio. Assim, é possível mensurar se o público alvo da empresa está sendo atingido, quais outros segmentos podem ser impactados pela conta e como mudar a comunicação para atingir os stakeholders de forma mais assertiva. Somado a isso, ao clicar em “Contatos”, “Localização” e “ Indústria” é possível ver as empresas que estão com mais visibilidade na rede e, assim, medir o crescimento de sua firma no mercado.

Dessa forma, pode-se concluir que em prol de ter uma página no LinkedIn atualizada e ativa, é essencial que sua empresa consiga não apenas ganhar visibilidade no mercado, mas também encontrar profissionais qualificados. Para isso, aderir às estratégias de medir seu desenvolvimento, participar de grupos e aprimorar o rankeamento são algumas das maneiras mais eficazes.

Texto por: Giovanna Maalouf Bellini







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