Consultoria Júnior e Sênior: diferenças e semelhanças

A consultoria é um serviço que visa diagnosticar problemas e recomendar soluções. Esta atividade, geralmente, é procurada por empresas e/ou pessoas físicas que desejam aprimorar algo em sua operação, a fim de garantir maior assertividade ao seu negócio. Mas afinal, qual é a diferença entre a prestação desse serviço por uma Empresa Júnior para uma Empresa Sênior?

O primeiro fator que as diferencia é o preço. Em uma Empresa Júnior, o preço dos projetos são significativamente mais baixos que aqueles cobrados por serviços de consultoria oferecidos por uma Empresa Sênior. Isso acontece porque os membros das Empresas Juniores não são remunerados, e, por isso, não é necessário adicionar salário no custo mensal. Mas para onde vai todo o dinheiro arrecadado pelas EJ's? Todo o recurso monetário é investido na capacitação dos membros, através de treinamentos e cursos. Na ESPM Jr., por exemplo, alguns cursos são oferecidos, como o de excel, que tem como objetivo habilitá-los nesta ferramenta.


Outro ponto importante no que diz respeito às diferenças são os funcionários. Enquanto as Empresas Seniores são formadas por pessoas com certa experiência no mercado de trabalho, as Empresas Juniores são geridas por universitários. Ou seja, todos os membros são alunos, e buscam a empresa como um meio de ingressar no mercado de trabalho e se desenvolver enquanto profissionais. Além disso, as EJ's são um espaço de aplicação dos aprendizados adquiridos em sala de aula, tangibilizando todo conhecimento passado pelos professores.


Em relação aos seus objetivos, as empresas em questão se distinguem muito. Enquanto as Consultorias Seniores têm como principal objetivo o lucro e a entrega de um maior número de projetos, as Juniores visam o aprendizado pessoal e profissional do membro, para assim impactarem todos a sua volta, sejam eles alunos ou clientes. A ESPM Jr. tem como missão "desenvolver o aluno de graduação da ESPM nos âmbitos pessoal, acadêmico e profissional, por meio da elaboração de projetos de alta qualidade e que atendam às necessidades e superem as expectativas dos nossos clientes e colaboradores.". Para tanto, existem valores norteadores para este objetivo ser bem sucedido, como o sonho, a paixão e a crença de que nada substitui o aprendizado.


E você deve estar pensando, "Tá bom, mas já que ambas prestam o mesmo serviço de consultoria, quais são as semelhanças entre elas?". Existem inúmeros pontos em comum.


A excelência na qualidade dos projetos realizados pelas EJ's se nivela à qualidade da consultoria de Empresas Seniores. Isso porque, existem diversos mecanismos de mensuração da qualidade do projeto. Além disso, existe uma vantagem inerente à condição das EJ's, que são as perspectivas jovem e atual para a execução de um projeto, uma vez que os membros são pessoas que estão em sua juventude, fase em que há uma energia voraz para a busca de conhecimento. A ESPM Jr., como dito anteriormente, é gerida por alunos de graduação da ESPM, a faculdade com o melhor corpo docente de Marketing da América Latina. Portanto, o know-how de marketing é bastante profundo e atual, garantindo, assim, a excelência do projeto.


Em adição, da mesma forma que empresas seniores, as juniores têm responsabilidades jurídicas e contratuais para serem cumpridas, já que, no momento em que o cliente opta pelo serviço, o contrato é assinado com uma série de deveres para a elaboração do projeto. Ou seja, ambas têm responsabilidades a serem honradas.


Concluindo, é possível perceber que o que difere as empresas são questões relacionadas ao ambiente interno, como os preços, os funcionários e o objetivo. Ao mesmo tempo, questões como a qualidade e o comprometimento para com os projetos são pontos em comum entre ambas.

Texto por: Jessica Berenstein.