Estratégia de Marketing e Reality Shows

Reality Shows têm grande relevância diante do público brasileiro, que além de assistir, acaba se envolvendo. Dado isso, o Marketing acaba se tornando uma ótima oportunidade para os participantes, patrocinadores e para a própria emissora do programa. Mesmo se tratando de um reality show que existe há mais de 20 anos, como é o caso do “Big Brother Brasil”, o público ainda tem muito interesse em acompanhar, e as audiências estão batendo recordes. Na edição atual do BBB 21, o programa registrou aproximadamente 168,5 milhões de telespectadores na TV aberta e no Multishow, o que significa que possui amplo destaque na TV brasileira.



Assim sendo, as empresas começaram a ter um maior interesse em fazer publicidades com esse tipo de entretenimento que abrange diferentes públicos. Em 2020, a empresa TikTok patrocinou o reality “A Fazenda”, realizando conteúdos crossmedia inéditos. Para o aplicativo foi positivo, pois era possível exibir um pouco da plataforma em rede nacional. Já para o programa brasileiro, consistiu em uma nova estratégia de causar uma maior repercussão voltada para “A Fazenda”. Em conclusão, os dois lados se beneficiaram, tendo impactos bastante favoráveis.


Outros fatores importantes são o Marketing e Branding Pessoal dos participantes (sendo o segundo referente à gestão e impressão da marca, nesse caso a marca são as próprias pessoas), já que a maioria dos reality shows tem longa duração (o Big Brother Brasil 21, por exemplo, ocorre por cem dias) e é comum que os integrantes cometam erros. Nesses casos é preciso ter uma equipe externa que seja responsável pelo conteúdo das redes sociais, além de terem que se pronunciar em circunstâncias polêmicas.


Em situações das gestões das redes sociais, trazemos o caso do BBB 20, onde a cantora e participante Manu Gavassi inovou gravando diversos vídeos interagindo com seus seguidores para serem postados enquanto ela estava confinada, o que chamou muita atenção e resultou na criação de uma tendência, influenciando participantes de outros realities a fazerem o mesmo.


Com isso, conseguimos compreender que é possível aprender vários conteúdos de Marketing em situações diversificadas e cotidianas, como assistir TV. Na ESPM Jr. São Paulo, realizamos Planos de Branding, e após essa análise vimos sua importância e o quanto uma boa estratégia faz diferença para uma marca. Não perca sua chance de se destacar, venha conhecer mais da nossa empresa!

Texto por: Sophia Magarian