Estratégias de Marketing das Grandes Marcas


Com a globalização nos dias atuais, temos fácil acesso a diversas marcas internacionais, logo, elas precisam aderir estratégias de Marketing que passem uma imagem positiva da empresa, além disso, tem a necessidade de divulgar em lugares com culturas diferentes. Entretanto, há um grande desafio em conseguir estabelecer uma estratégia de marketing única, visto que cada cultura possui suas peculiaridades. Você ja se questionou se o posicionamento das marcas variade cada país? A resposta é não, o que varia na realidade são os símbolos que representam esse posicionamento. Ficou confuso? Segue aqui alguns exemplos sobre como isso se aplica.


Um momento muito esperado por pessoas do mundo todo é a Copa do Mundo, nele as marcas ganham muita visibilidade. No entanto, é essencial investir em campanhas publicitárias bem estruturadas preparadas para o grande evento. Como no caso de uma das principais multinacionais- a Coca-Cola- que desde 1978 começou a patrocinar a Copa do Mundo da FIFA, porém, em 2014 a marca se destacou com seus comerciais e diferentes slogans que impactaram países distintos. O resultado disso foi ser referência de fidelidade ao posicionamento da marca, além disso, a empresa demonstra para seu público-alvo que o produto que a Coca-Cola oferece tem um diferencial, pois em cada país ele é produzido de acordo com as preferências de cada mercado.

Contudo, é importante que para as marcas que estão inseridas no mercado global estejam preocupadas em analisar o público e suas respectivas culturas e exigências no local de atuação. Como no caso da OREO, buscando expandir seu mercado, a marca- que faz sucesso em muitos países- veio para o Brasil em 1995 porém não agradou o paladar brasileiro e foi descontinuada. Portanto, em 2013, a marca melhorou seu posicionamento e hoje conquistou o mercado do Brasil. A empresa norte americana está em vários países com sabores diferentes e sazonais, o que traz um diferencial e agrada públicos diversos, como na China que a bolacha tem versões sabores alga marinha e wasabi, ou como na Índia que tem sabor de chá-verde.


Em suma, vimos que ter uma estratégia de Marketing e um posicionamento fiel a marca é muito importante porque traz diferencial, e direciona a marca para abranger novos mercados. No mundo contemporâneo, onde as marcas pretendem expandir é essencial que analisem e identifiquem as oportunidades de cada mercado, mas sempre trazendo a essência da marca bem estabelecida em seu posicionamento se atentando a todos os detalhes para um melhor direcionamento para o público.

Texto por: Sophia Magarian


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