A importância do estudo do Macroambiente

Atualizado: Out 20

A ESPM Jr. oferece o Plano de Marketing como um de seus serviços, o que consiste no estabelecimento de prioridades e metas para que a empresa consiga atingir seus objetivos por meio de um plano de ação detalhado. Uma das etapas do Plano de Marketing caracteriza-se no estudo do macroambiente, em que é analisado fatores externos ao setor, mas que o impactam diretamente, apesar de não serem possíveis de serem controlados. Durante esse estudo, seis ambientes são estudados, sendo eles natural, sociocultural, político legal, econômico, demográfico e tecnológico.

Durante a análise do ambiente natural, variáveis relacionadas às forças da natureza são estudadas, como por exemplo pandemias e desastres naturais, o que é essencial para que a corporação consiga saber como lidar com situações adversas, como a imposta pelo Covid-19. Assim, as empresas que analisam esse ambiente conseguem se sobressair no mercado ao realizarem um planejamento de como contornar essa situação.


Já no estudo de fatores socioculturais, pesquisa-se sobre a cultura do público alvo da empresa. Dessa forma, analisa-se as características e o comportamento do público, a fim de traçar estratégias que convirjam com as necessidades dos consumidores. Por exemplo, ao estudar o macroambiente do mercado de sucos, percebe-se que cada vez mais pessoas se preocupam com a saúde e, por esse motivo, aumentaram sua procura por sucos orgânicos. Sendo assim, uma empresa inserida nesse setor deve investir em sucos naturais para se tornar mais atrativa para aqueles que buscam cuidar da saúde.


Ademais, ao estudar o ambiente econômico, analisa-se os investimentos realizados na economia, o que interfere diretamente no comportamento de consumo do público. Por exemplo, devido a pandemia do Covid-19, o poder de compra da população diminuiu, o que levou grande parte das pessoas à investir apenas em itens considerados como necessidade básica e primordial nesse momento. Assim, essa mudança na economia fez com que as marcas tentassem pensar em estratégias para contornar a situação, baseado na nova forma de agir do consumidor.


Além disso, ao estudar o fator demográfico, é observado as características da população que influenciam diretamente ou indiretamente no público alvo. Suas variáveis são diversas, como sexo, idade, classe social etc. Dessa forma, ao ter o domínio dessas informações, a empresa consegue organizar suas ações baseadas em informações quantitativas. Para exemplificar essa informação, novamente o setor de sucos pode ser utilizado como base. Nesse caso, uma empresa inserida nesse mercado consegue mensurar qual a média da renda do seu público alvo, ou onde ele está localizado, para então estar presente nos locais corretos e ser vendido por um preço estratégico.


Somado a isso, ao pesquisar sobre o ambiente tecnológico, é possível descobrir as novas tecnologias criadas no setor, como aplicativos, máquinas e tendências. Por exemplo, se um produtor de sucos estudar esse ambiente, ele descobrirá que uma nova tecnologia, chamada “suquificador”, foi recém lançada a fim de produzir sucos com maior quantidade e volume. Portanto, ele poderá tomar atitudes baseado nessa nova ferramenta disponível no mercado.

Por fim, o ambiente político legal permite que a corporação se integre das leis que impactam as atividades de funcionamento da empresa. Mais uma vez, analogamente no mercado de sucos, ao estudar esse setor é possível analisar a lei de redução de açúcar, que estimula o consumo saudável, e que é primordial para as empresas de atentarem, com o objetivo de produzir bebidas que cumpra com a nova legislação.

Portanto, o estudo dos seis fatores do macroambiente é uma das etapas do Plano de Marketing realizado pela ESPM Jr,, o que é imprescindível para para que a organização crie planos de ação para contornar situações que a afetam diretamente, mas que são impossíveis de serem controladas.

Texto por: Giovanna Maalouf




Parceiros

  • LinkedIn ESPM Jr.
  • Facebook + ESPM Jr.
  • Instagram + ESPM Jr.

Vila Mariana - São Paulo

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por anfi.com.br
ESPM Jr.png