Importância do planejamento digital estratégico para as empresas

Segundo Jon Steel, é a disciplina que traz o consumidor para o processo de desenvolvimento do Marketing e da Comunicação. Planejadores são profissionais que buscam entender onde e como um produto ou serviço faz parte da vida das pessoas e em que contextos.



O conhecimento e estudo do público-alvo é essencial para a criação de estratégias de Marketing Digital eficientes para alcançar o maior número de potenciais consumidores da marca ou produto. A partir do instante em que se determina um consumidor ideal, planejar as ações e estratégias fazem com que os valores e objetivos da empresa sejam transmitidos da forma precisa.

O comportamento de consumo é um dos bens mais valiosos para as empresas verificarem novas formas de ação, estratégias e meios de comunicação entre produtos e serviços e os consumidores de tais. Tim Lucas, antropólogo britânico que vive no Brasil há 10 anos afirma: "É fundamental observar esses micro comportamentos e entender que, muitas vezes, algo pequeno pode gerar grandes resultados".

O estudo dos tópicos Engajamento, Publicidade, Vendas e Interação combinados com a utilização de ferramentas e formatos disponíveis dentro das redes midiáticas geram um detalhamento de movimentos que serão feitos para que a estratégia digital desenvolvida seja executada e os resultados esperados sejam alcançados. Nesse cenário, planejar e possuir uma estratégia nas redes sociais direciona as ações de Marketing e mensura o que pode ou não estar agradando o seu consumidor.

O professor de Inovação Digital da ESPM, Gil Giardelli, faz observações sobre a falta nas empresas e marcas de percepção de que estamos entrando em uma nova era, uma era em que cada vez mais a intimidade com o consumidor é um fator vital para o sucesso e crescimento. "O ser humano está no centro de tudo e, quando isso acontece, não podemos mais simplesmente catalogá-lo como somente um consumidor. A empresa tem que deixar de vender produtos e serviços e passar a vender valores", ele sugere.

A interação e as ferramentas analíticas são a mediação que exibe os resultados do quão impactante foi o conteúdo nos consumidores, como eles reagiram diante deste, e, além disso, é uma maneira de manter a ligação com os atuais e com os futuros potenciais clientes.

A interação consequente dos feedbacks é mais uma forma de se conectar com seu público e gerar mais proximidade e afinidade com a marca. Conectar-se verdadeiramente com seu consumidor é uma responsabilidade que exige planejamento e ações estratégia. A utilização correta das redes sociais como forma de comunicação pode estreitar ainda mais o relacionamento entre uma marca e os consumidores e com isso gerar resultados positivos para a empresa e seus objetivos.

Marcela Navarro


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