Importância e Etapas do Microambiente

O microambiente consiste nos fatores internos ao setor no qual a empresa está inserida, de modo a interferir em todas as suas estratégias, por nortear os públicos, os concorrentes, as vendas, e direcionar o ramo que essa segue e seu público-alvo.



Mas afinal, por que devemos estudar e investir na etapa de Microambiente? Qualquer projeto voltado para o estudo da empresa - como os realizados pela ESPM Jr. - buscam responder questionamentos trazidos por clientes. Esses questionamentos, em geral, envolvem pontos que devem ser solucionados com base em dados do setor, do público, dos concorrentes e dos produtos ofertados, os quais são estudados na etapa de Microambiente. A maioria das etapas de um projeto são norteadas pelas camadas que compõem o Microambiente, já que, ao estudarmos uma empresa, é primordial entender o setor e como este é afetado.


Algumas das etapas que compõem o microambiente são: setor, tendências, substitutos e complementares, stakeholders, concorrência e benchmarking. Setor compreende a fatia do mercado que o negócio está inserido, de modo que entendê-lo e conhecê-lo é indispensável para traçar os caminhos da empresa; as tendências estão imersas nesse estudo do setor, e estas circundam possíveis mudanças e renovações na fatia na qual a empresa está inserida; complementares e substitutos são categorias que produtos assumem, podendo complementar o produto da marca - “ser usado em conjunto” - ou substituir - contempla a ideia de “semelhante”. Ao entender a dinâmica do mercado com o produto, é possível prever possíveis concorrentes e parcerias.


Tratando-se de stakeholders, concorrência e benchmarking, entendemos que o primeiro termo se refere aos públicos de interesse da empresa, os quais são afetados pelas ações da companhia e podem ter seus funcionamentos impactados. Já concorrência são aquelas empresas que disputam pelo mesmo espaço do mercado, tendo como foco a mesma categoria de clientes. Por fim, o benchmarking são pesquisas realizadas com a concorrência, de maneira a extrair pontos positivos que podem ser aplicados também ao seu negócio.


Todos os projetos realizados pela ESPM Jr. incluem o estudo do Microambiente, já que para toda a solução de questões que envolvam o branding, a comunicação e o marketing, é necessário um estudo profundo do setor da empresa.

Texto por: Letícia Bringel