Matriz 5W2H

Atualizado: Out 26

A matriz 5W2H trata-se de uma forma simples de organizar seu projeto, suas etapas, e de trazer transparência a ele, para que cada membro possa estar alinhado sobre todas as etapas. Funciona como uma ferramenta administrativa muito útil, ágil, e de fácil entendimento. É uma forma de desenvolver o projeto de forma rápida, mas manter a qualidade de entrega.


A ferramenta 5W2H surgiu no Japão e foi criada por profissionais da indústria automotiva, que visavam otimizar o tempo de produção e ainda manter a qualidade. Esta funciona como um plano de ação, o qual é uma forma de organizar e colocar em práticas as metas e objetivos. Mostra-se o que deve ser feito e quem será responsável por casa etapa. É organizado em 7 pontos, sendo usado para acompanhar o projeto e ver seu desenvolvimento, além de alinhar todos os membros da equipe. É uma ferramenta muito simples de ser utilizada, sendo muito útil no processo de comunicação dentro da empresa, esclarecendo quaisquer tipos de dúvidas que possam surgir, evitando possíveis ruídos ao longo do desenvolvimento.



A matriz 5W2H recebe esse nome por unir um total de 7 perguntas, sendo 5 delas iniciadas com “W” e outras 2 com “H” (na língua inglesa). Resumindo- se essas perguntas, temos: what (O quê)?, que define o que será feito, as ações necessárias, descrevendo as etapas que serão seguidas; why (O porquê), refletindo o por que aquele plano está sendo realizado, mostrando a justificativa; where (onde/aonde)?, o qual reforça o local que será feito o projeto; when (quando)?, deixando claro os prazos e as datas importantes para o projeto; who (quem)?, nomeando aqueles que serão responsáveis por cada etapa listada; how (como)?, pergunta na qual fica claro o como será realizado aquele projeto; e por fim, how much (quanto)?. Nesta pergunta, os organizadores devem apresentar os custos daquele projeto.


Podemos trazer como um exemplo prático a aplicação dessa matriz para um projeto do departamento de Marketing da ESPM Jr. O departamento visa uma organização para aumentar o engajamento nas redes sociais. Aplicando-se os 5W e os 2H, temos: desejamos aumentar o engajamento nas redes sociais (o que?); precisamos aumentar a visibilidade que nossas redes trazem para a Jr, (porque?); desejamos ampliar nosso alcance nas redes sociais (onde); realizaremos esse projeto em duas semanas (quando); nossa equipe de marketing fará o projeto (quem); para aumentar a interação, faremos mais interações nos stories, promoveremos mais lives, enquetes, e propagandas no Instagram(como); custará para a empresa um total de R$500,00 (quanto - valor hipotetico).

Texto por: Leticia Bringel


Parceiros

  • LinkedIn ESPM Jr.
  • Facebook + ESPM Jr.
  • Instagram + ESPM Jr.

Vila Mariana - São Paulo

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por anfi.com.br
ESPM Jr.png