O papel da Pesquisa para o projeto de consultoria

Atualizado: Abr 23

Você sabia que para que a consultoria seja entregue ao cliente, são necessários vários tipos de pesquisas? Para entender mais sobre o que elas tratam e suas funções, leia o artigo abaixo!


Para realizar o serviço de consultoria, são feitas diversas pesquisas, que têm a função de formar uma base melhor para as indicações e propostas do projeto a ser entregue pelos consultores. As pesquisas trazem indicadores, provas e/ ou depoimentos, que são importantes para direcionar os apontamentos do projeto como um todo e comprovar as ideias apresentadas no projeto de consultoria.


A Jr. realiza 3 diferentes tipos de pesquisas nos projetos: a quantitativa, a qualitativa e a de sondagem. A pesquisa quantitativa reúne técnicas e ferramentas estatísticas para quantificar informações e opiniões. Ela vem para mensurar a experiência das pessoas sobre o que está sendo perguntado, a fim de trazer indicadores numéricos sobre gostos, opiniões e comportamentos. Por meio dela, é possível coletar dados numéricos e trazer informações mais objetivas, permitindo que os consultores façam inferências estatísticas e entendam comportamentos de certos grupos e indivíduos. É válido apontar que essa é a pesquisa mais utilizada na elaboração do Plano de Comunicação e Marketing.


A pesquisa qualitativa é feita de uma maneira bem diferente. Ela traz respostas mais aprofundadas e geralmente é realizada em formato de entrevistas com pessoas que fazem parte do público-alvo que o cliente deseja atingir. Esse tipo de pesquisa procura compreender os fenômenos e padrões comportamentais que rodeiam as pessoas entrevistadas de maneira profunda, tentando compreender as particularidades do indivíduo, assim como suas preferências e gostos individuais. Por meio dela, procura-se traçar uma persona, entender a jornada de consumo daquela pessoa, e entender detalhes intrínsecos no processo de consumo dos entrevistados. Esse tipo de pesquisa traz as entrevistas transcritas e é mais utilizada no Plano de Branding.


A pesquisa de sondagem é feita da mesma maneira que a pesquisa qualitativa, porém suas respostas são apresentadas de maneira diferente. Enquanto na pesquisa qualitativa as entrevistas são transcritas e os resultados são detalhados, na pesquisa de sondagem é feita uma análise geral dos dados coletados, apresentando um resumo das informações. Um exemplo de aplicação desta pesquisa é para fazer a fundamentação do Plano de Branding, trazendo percepções das pessoas entrevistadas sobre uma marca e como as pessoas se comportam diante de um setor. Tudo isso pode ser introduzido dentro de um Plano de Comunicação também.


Para finalizar, pode-se dizer que as pesquisas são uma das principais ferramentas que contribuem com a evolução do projeto de consultoria. Uma pesquisa bem feita pode potencializar os resultados do projeto para a empresa contratante e trazer, assim, uma maior satisfação do cliente.

Texto por: Rafaela Koury


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