O que é Branding e como as cores o influenciam

O branding de uma empresa está relacionado à etapa da memorabilidade frente ao público alvo, e o seu principal objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que são fundamentais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço. Diante disso, é possível analisar como as cores contribuem e influenciam nos processos de branding de uma empresa ou uma marca.

As cores branco e preto são complementares, aparecendo na maioria dos casos juntas, criando, assim, a sensação de sofisticação, exclusividade, luxo, poder, elegância e estilo. Alguns exemplos de marcas que se fundamentam nessas cores são: Chanel, Apple, Audi, Nike e Sony.

A cor vermelha representa a intensidade, a agitação, força, atenção, paixão e desejo. Exemplos de marcas que utilizam a cor vermelha em suas ações de branding são: Coca Cola, Netflix e Nintendo.

A cor laranja desperta nos consumidores as sensações de energia, calor, entusiasmo, vibração e animação. As marcas Amazon, Fanta, Firefox, Nickelodeon, Timberland, são exemplos de marcas que se baseiam nessa cor para chamar a atenção de seu público.

A cor amarela transmite otimismo, alegria, claridade, verão, felicidade e prosperidade. Para que seus clientes tenham tais sensações, as marcas McDonald's, Ferrari, Elma Chips, Hertz e Subway, utilizam essa cor em suas estratégias de branding.

A cor verde representa juventude, crescimento, generosidade, paz, saúde, fertilidade e meio ambiente. Alguns exemplos de marcas que se fundamentam nessas cores são: Android, Spotify, Starbucks, Lacoste e Monster.

A cor azul desperta nos consumidores as sensações de estabilidade, unidade, confiança, segurança e profissionalismo. A empresa ESPM Jr. e as marcas Facebook, Unilever, P&G, Twitter, Oreo e Nasa são exemplos que utilizam essa cor para atrair seu público alvo.

A cor roxa costuma transmitir a ideia de criatividade, imaginação, nobreza, mistério e sabedoria. Para captar seu público através dessas percepções, o Instagram, Yahoo!, Nubank, Vivo, Milka e Microsoft Teams utilizam essa cor.

A cor rosa está ligada à ideia de romantismo, beleza, delicadeza, pureza e empoderamento. Alguns exemplos de marcas que usufruem dessa cor em suas estratégias de branding são: Avon, Barbie, Pink, Victoria Secrets, Odd Future e Dunkin Donuts.

A partir dessas cores, é possível também “brincar” com elas, podendo misturá-las para despertar todas as sensações que a marca ou empresa procura, criando, assim, conexão conscientes e inconscientes, influenciando positivamente na hora da decisão de consumo do produto ou serviço que a marca ou empresa oferece.

Texto por: Júlia Tavares


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