O que é Endomarketing?

Atualizado: Jul 29

Endomarketing é um conjunto de ações entre as áreas de Marketing e de Recursos Humanos que são focadas no público interno à empresa. Esse termo é derivado da Administração, e tem como objetivo trabalhar como o próprio colaborador vê o local em que ele trabalha, fazendo com que a empresa em questão seja reconhecida de dentro para fora. A partir do momento que a empresa consegue transmitir sua essência para seu funcionário, de modo que ele entende os valores e passe a praticá-los como hábitos cotidianos, a empresa consegue transmiti-los externamente.

As ações do Endomarketing são planejadas da seguinte forma: A equipe de Recursos Humanos foca em entender as necessidades dos funcionários, problemas de organização que precisam ser resolvidos e traça os desafios que devem ser superados para aumentar o engajamento e a interação entre os membros da empresa; o Marketing estuda essas ações e faz a conexão entre a demanda e a oferta visando um aumento no lucro da empresa.


AÇÕES

Resumidamente, as ações do Endomarketing são feitas para atrair, reter, integrar e engajar os funcionários da empresa através de campanhas. Algumas delas são:




ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Para deixar todos os funcionários e colaboradores da empresa alinhados, são necessárias diversas ações que vão desde estratégias de recrutamento até atividades diárias no âmbito operacional. A parte mais importante é manter uma comunicação eficaz e atrativa.

Exemplos:

  • Divulgar informações relevantes da empresa nas redes sociais (notícias do mercado, resultados obtidos, informações relevantes para o negócio);

  • Rituais comemorativos para cada novo cliente ou uma grande venda (sino na sala comercial, evento mensal de comemoração, etc…);

  • Dinâmicas em grupos;

  • Divulgação constante dos indicadores da empresa de forma que estimule os colaboradores.


ENDOBRANDING

Construção e gestão da marca feita para os colaboradores da empresa. Esse processo precisa ser feito de forma planejada e estruturada com uma mesma linguagem, seguindo uma identidade visual. Assim, será construída uma imagem positiva, atraindo e retendo talentos.

Exemplos:

  • Desenvolvimento de peças criativas seguindo a identidade visual, explicando a visão e missão da empresa, principais conquistas ou características que diferenciam da concorrência, assim as pessoas imergem e se sentem cada vez mais motivados;

  • Campanhas de solidariedade desenvolvidas pela empresa e compartilhamento de valores sociais;

  • Vídeos institucionais;

  • Depoimento de colaboradores;

  • Tratar seus colaboradores como primeiros clientes, dessa maneira eles reconhecerão as novidades em primeira mão.


TRANSPARÊNCIA OPERACIONAL

No ambiente de trabalho tudo gira em torno de uma boa comunicação, então a troca de informações permite o alinhamento de projetos e ideias, deixando claro os passos que estão sendo seguidos e motivando a equipe.

Exemplos:

  • Criar uma cultura de feedback é um jeito de reconhecer e valorizar a importância de cada um da empresa e motivar todos a melhorarem sempre;

  • Criar procedimentos rápidos e atrativos para divulgar decisões importantes da diretoria, mudanças corporativas e programas;

  • Estimular os feedbacks de uma maneira dinâmica;

  • Criar canais que permitam o envio de opiniões sobre a empresa.


BENEFÍCIOS DA EMPRESA

São diferenciais estratégicos oferecidos para os colaboradores para reter e atrair novos talentos, construindo uma proposta de valor aos empregados, ou Employee Value Proposition, além de uma visão de marca empregadora sólida (employer branding).

Exemplos:

  • Oferecer benefícios além dos básicos (como por exemplo plano de saúde) e que façam sentido para o perfil dos colaboradores;

  • Criar um conjunto de divulgação das ações de endomarketing que foram selecionadas para serem praticadas na empresa;

  • Realizar crossmedia (crossmedia significa adaptar uma mesma narrativa para os diferentes segmentos de mídia) em todos os assuntos que serão divulgados.


RECONHECIMENTO AO FUNCIONÁRIO

  • Estimular a meritocracia através de premiações por desempenho;

  • Divulgar datas importantes para o funcionário (aniversários, data de casamento, tempo de trabalho, etc…);

  • Reconhecimento dos colaboradores (presentes simbólicos ou dinâmicas com pontuações);

  • Ações de Storytelling com o colaborador condecorado e divulgação nos canais da empresa.


INTEGRAÇÃO DOS COLABORADORES

Em uma empresa, é fundamental que os funcionários estejam cientes de suas funções e tenham prazer em realizá-las. Levando isso em conta, o trabalho da equipe na empresa deve seguir uma sinergia, garantindo a maior efetividade nos projetos.

Para que tudo isso aconteça, a relação interpessoal entre os membros de uma empresa é um dos pontos mais importantes, assim, trabalhar o relacionamento entre as pessoas e incentivar laços entre elas é essencial.

Exemplos:

  • Promover breakfast ou happyhour na empresa para que todos compartilhem um momento em comum;

  • Segmentar características e criar grupos de afinidades para atividades em grupo;

  • Reconhecer que os familiares e a comunidade em geral são uma extensão do colaborador;

  • Integrar os ambientes seguindo o layout de open office, evitando divisões físicas entre os departamentos;

  • Dinâmicas em grupo para promover a socialização.


TREINAMENTOS E WORKSHOPS

Crescer profissionalmente é um dos motivos que movem um indivíduo, por isso é necessário que dentro de uma empresa, o colaborador receba incentivos para o seu desenvolvimento de habilidades, a fim de alcançar satisfação profissional.

Exemplos:

  • Incluir cursos ou bolsas de estudo no pacote de benefícios da empresa;

  • Criar uma cultura de compartilhamento de conhecimento (workshops, palestras e cursos administrados pelos próprios funcionários);

  • Incentivar a leitura (ter um acervo e um local próprio e calmo para a leitura é uma maneira de incentivo) em intervalos ou horário de almoço.


SEGURANÇA E BEM-ESTAR

Demonstrar preocupação com a saúde do membros é um jeito de mostrar que a empresa se preocupa com a vida do funcionário. Essas preocupações são tanto com a saúde física quanto com a saúde mental.

Exemplo:

  • Campanhas de segurança de trabalho (seguir os protocolos);

  • Conscientização sobre assuntos voltados à saúde;

  • Eventos de bem-estar (corridas, caminhadas, jogos, meditação, etc…);

  • Ginástica laboral na própria empresa (redução do sedentarismo e a fadiga, previne doenças laborais, melhora do condicionamento físico e aumento de produtividade).


DATAS COMEMORATIVAS

Celebrar datas na empresa através de eventos, dinâmicas ou declarações. Dessa forma a empresa pode criar um vínculo emocional com os membros.

Exemplos:

  • Dia das mães;

  • Dia dos pais;

  • Dia do trabalho;

  • Natal;

  • Aniversário da empresa;

  • Aniversário de funcionários;

  • Dia das mulheres;

  • Carnaval;

  • Festa junina;

  • Halloween;

  • Ano novo.


Diante dessas perspectivas, é evidente que as ações de Endomarketing funcionam em prol de uma harmonia e maior produtividade no trabalho, partindo da ideia de pertencimento do funcionário na empresa. Investir no Endomarketing é uma tendência crescente no cenário do século XXI, o qual valoriza e preza pelas relações interpessoais no ambiente de trabalho, dando ênfase no bem-estar pessoal e no coletivo, fortalecendo uma ideia de comunidade dentro da empresa e tendo como objetivo final uma melhora no marketing externo, e consequentemente, o aumento das vendas e do lucro.


REFERÊNCIAS:

O que é Endomarketing? Entenda o conceito dessa estratégia para a satisfação dos colaboradores

Endomarketing: O que é endomarketing e exemplos práticos

O que é endomarketing? Entenda e engaje seus colaboradores

Endomarketing: O que é, Exemplos e Ações de Marketing Interno

O que é endomarketing e qual a sua importância para uma empresa?

Estratégias e Campanhas de Endomarketing nas Empresas – 45 Exemplos e Dicas Criativas


Texto por: Athina Zapparoli



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