O que é Inbound Marketing?

Atualizado: Jul 29

O termo inbound marketing vêm se popularizando ao longo dos últimos anos, principalmente entre aqueles que trabalham com negócios voltados ao ambiente digital.


Segundo o core curriculum da Harvard Business School, o Inbound Marketing pode ser comparado à uma espécie de imã que atrai clientes, ao invés de tentar atraí-los por meio de campanhas publicitárias e outras táticas convencionais. Todavia o que difere essa estratégia de marketing digital das demais é o posicionamento da empresa com objetivo de procura dos clientes. Para que tal objetivo seja cumprido, o Inbound Marketing utiliza-se da optimização e priorização de mecanismos de busca, além de seus relacionados.

Por exemplo, preza-se pelo melhor posicionamento nos mecanismos de busca, sem a utilização de ferramentas pagas, como o Google Ads.

Essa nova estratégia de marketing digital é um reflexo das oportunidades e ameaças presentes na economia contemporânea, como o uso intensivo dos mecanismos de busca gratuitos e a reação negativa dos consumidores às propagandas obrigatórias, frente ao poder de escolha sobre a visualização de anúncios.

Passo a passo do Inbound Marketing (Harvard Business School)

1. Atração: fazer com que estranhos cheguem à determinado ponto de contato por meio da otimização do mesmo, tornando-os visitantes. Isso pode ser feito por: aprimoramento da palavras-chave ou desenvolvimento de um blog para a geração de conteúdo.

2. Conversão: nessa etapa os visitantes tornam-se leads por meio de landing pages e calls-to-action (avisos/ alertas para chamarem a atenção das pessoas)

3. Fechamento (venda): os leads que chegam até o site transformam-se em clientes, caso um compra ou contratação seja feita. O principal mecanismo nessa fase é o workflow, ou seja, como todas as informações adquiridas pela são trabalhadas para atingir seus objetivos.

4. Encantamento (administração do cliente): esse último passo consiste em aumentar a fidelidade de seus clientes a ponto desses se tornarem promotores da marca. Esse trabalho deve ser desenvolvido de forma personalizada, além de algo continuo e não pontual.


Texto por: Ariel Brisola



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