O que é Marketing de Conteúdo e qual a sua relevância?

Cada vez mais popular entre as empresas, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que busca atrair clientes a partir da criação e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo.



O objetivo do marketing de conteúdo é, ao contrário da promoção direta de marcas, influenciar os consumidores de forma indireta. Ao veicularem informações sobre assuntos relevantes para o seu público-alvo, as empresas tornam-se referência e marcam presença no ambiente digital.


A partir dessa estratégia a empresa se posiciona como uma autoridade no segmento que atua e ganha credibilidade no mercado. Neste contexto, cria vantagem frente a seus concorrentes, uma vez que aumenta sua visibilidade e acaba se destacando. Além disso, esse método resulta em uma maior interação e proximidade com o consumidor, conduzindo-o a se tornar seu cliente e aumentando as vendas da empresa.


Para atingir todos esses benefícios é importante ter em mente que para atrair a atenção e o interesse das pessoas é necessário produzir conteúdos de qualidade e que tenham como foco central a persona de seu cliente. Dessa forma, as pessoas passam a ver valor em seu negócio, desenvolvendo uma imagem positiva de sua empresa, colocando-a em evidência e ampliando suas oportunidades de negócios


Mas afinal, como produzir bons conteúdos?


Como já mencionado, é fundamental saber quem é o seu cliente e, então, criar conteúdos a partir de seus problemas, necessidades e desejos, ou seja, do que é relevante para ele. A partir daí, torna-se possível estruturar um planejamento de suas produções e do que mais se adequa com a sua empresa.


Há diversas ferramentas e possibilidades, como e-books, posts nas redes sociais, newsletters, blogs, podcasts, vídeos, entre outros. Após o desenvolvimento dos materiais, a etapa de distribuição é essencial, já que deve ser feita de maneira efetiva, para assim atingir os leads.


Bons conteúdos e boas divulgações promoverão a presença da marca no cotidiano das pessoas, fazendo com que ela seja considerada nos momentos de decisão de compra! Isso oferece valor e contribui para a retenção e fidelização de clientes de maneira orgânica!


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