O que é Netnografia?

Atualizado: Jul 29

A Netnografia é o estudo do comportamento e das manifestações de usuários na Internet por meio da observação de suas ações no meio virtual, a fim de entender como determinados públicos se relacionam com os temas que estão sendo estudados e até mesmo com produtos e empresas. Portanto, a partir dessa investigação é possível iniciar uma análise sobre as preferências dos indivíduos com base em suas mídias sociais e em outras plataformas como fóruns e sites de avaliações.

Ao realizar uma Pesquisa Netnográfica, uma empresa pode ter uma noção de quais conteúdos são mais facilmente acessados pelo seu público e quais seus principais interesses, além de como os consumidores se relacionam com a marca, podendo, então, direcionar melhor as suas estratégias de Marketing, entendendo as dores e as expectativas do seu público.



Para uma melhor análise dos consumidores, existem ferramentas muito importantes para entender o modo como os usuários realizam suas pesquisas online e para embasar recomendações cada vez mais certeiras sobre as palavras-chave capazes de serem mais assertivas para o negócio nos mecanismos de busca, de acordo com o público-alvo da empresa. Algumas dessas ferramentas são:


O Google Trends é uma ferramenta da Google que possui uma base de dados que permite buscar por determinadas palavras-chave e sua evolução no número de pesquisas em qualquer data pré definida desde 2004. Assim como quais temas relacionados a essas palavras-chave as pessoas também estão buscando e quais assuntos estão mais sendo pesquisados no momento. Além disso, ela também apresenta gráficos que ilustram a frequência com que um termo é procurado em várias regiões do mundo e em diversos idiomas.


O Google Analytics, assim como o Google Trends, também é uma ferramenta da plataforma Google fundamental para o marketing digital, já que monitora o tráfego de um site, blog ou loja virtual, analisando a quantidade de usuários que acessam as plataformas e a forma como esses usuários se comportam ao navegar pelas páginas e seções do site.

O Mention é uma ferramenta que permite com que palavras-chave sejam cadastradas e, consequentemente, monitoradas nas mais diversas redes sociais (como blogs, Twitter, Facebook, etc). O sistema dessa ferramenta coleta as menções das palavras-chave e agrega todas as informações recebidas em categorias de fácil acesso. Com os resultados, é possível analisar onde e sobre quais circunstâncias elas são melhores aproveitadas e recebem uma maior visibilidade e impacto.

O Answer The Public é uma plataforma que busca e mapeia sugestões e previsões de palavras-chave que aparecem para os usuários ao realizarem uma busca do tipo "autocompletar" no Google, que é quando a busca se aproveita do preenchimento automático para realizar a pesquisa na íntegra. Tal modo de pesquisa no Google é, atualmente, uma das principais e mais poderosas ferramentas para descobrir os principais tópicos os quais as pessoas estão buscando na Internet.


Apesar do grande número de ferramentas disponíveis que auxiliam a Netnografia, conciliar e cruzar todas as informações coletadas de forma com que elas sejam úteis e aproveitáveis ainda é uma tarefa eficiente, mas pouco eficaz se não houver um maior conhecimento teórico e prático acerca desse tipo de Pesquisa. Diante disso, para que a Netnografia possa, de fato, trazer insumos à empresa, é válido que ela busque por ajuda nessa etapa, podendo contratar empresas que a realizem.

Diante desse contexto, a Pesquisa Netnográfica está presente como opção nos projetos de consultoria da ESPM Jr. SP. Consulte-nos para maiores informações.





FONTES:

Conteúdo próprio da ESPM Jr.

Resultados Digitais

Academia do Marketing

Camila Porto

SEO Salvador


Texto por: Júlia Tavares

Parceiros

  • LinkedIn ESPM Jr.
  • Facebook + ESPM Jr.
  • Instagram + ESPM Jr.

Vila Mariana - São Paulo

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por anfi.com.br
ESPM Jr.png