O que é Storytelling?

Storytelling consiste na prática de contar uma boa história, a fim de reter a atenção do interlocutor, fazendo com que ele se envolva emocionalmente ou se identifique com a narrativa. Dessa forma, nosso senso de empatia e de vivenciar emoções é estimulado através das palavras ou instrumentos audiovisuais. O ser humano estabelece ligações interpessoais através do ato de contar histórias, por isso, esse método é utilizado como uma estratégia de marketing.

Como funciona o Storytelling?

Por se tratar de uma estratégia de Marketing, a história que será contada precisa gerar um grande interesse no interlocutor e, para que isso aconteça, existem alguns elementos que podem ajudar a cativar o cliente. Esses elementos são:

  • Identificação: usar algum tipo de gatilho para que o leitor se identifique com as situações que se passam na história, criando assim um vínculo emocional. Pode ser tanto colocar um inimigo em comum, quanto histórias sobre o crescimento profissional até chegar no sucesso pessoal;
  • Curiosidade: trazer informações extras sobre a empresa ou produto provocando um envolvimento através do suspense;
  • Jornada do herói: trata-se de etapas que o protagonista passa até se tornar um herói. Muitas vezes essa técnica envolve histórias de superação.

Como o Storytelling afeta o cérebro humano:

  • Materializa ideias: histórias ativam partes do cérebro que fazem com que o ouvinte transforme essa narrativa em uma experiência própria. Isso acontece através de um processo chamado acoplamento neural;
  • Compartilhamento: o ato de se relacionarem com alguma história ou se comover de alguma forma acelera o processo de compartilhamento, pois o efeito emocional que a história traz faz com que as pessoas sintam a necessidade de compartilhar, atingindo mais pessoas;
  • Lembrança: ao experienciar um evento emocionalmente carregado, o cérebro humano libera dopamina no sistema neurológico, tornando mais fácil de recuperar essa lembrança com maior precisão.

Tríade que compõe o Storytelling:

Os elementos de sustentação dessa estratégia são:

  1. Técnicas narrativas: caminhos conceituais que sustentarão o conteúdo da história;
  2. Conteúdo narrativo: o contexto, a moral ou a ideia que será explorada pelo Storytelling;
  3. Fluidez: para uma história fazer sentido e ser impactante, ela precisa ser contínua e seguir uma linha de raciocínio cronológica. É necessário que a história não seja interruptiva, mas sim homogênea para aproximar e impactar a audiência.

Vantagens do Storytelling para a empresa:

  • Humanização: por se tratarem de pessoas, as histórias possuem um poder de humanização. Para uma marca, é essencial que exista essa visão humana por parte do público-alvo, uma empresa que se preocupa e se conecta com seus consumidores;
  • Persuasão: ao analisar a maneira que o Storytelling impacta o cérebro, é possível observar que essa estratégia possui uma técnica de convencimento, e convencer pessoas aumenta as vendas e fideliza clientes;
  • Lembrança: para uma marca, ser lembrada pelo público é essencial, e através do Storytelling as empresas ganham credibilidade, fazendo com que elas sejam lembradas.

Como utilizar:

Por estar relacionado com o marketing de uma empresa, existem várias maneiras que essa estratégia pode ser explorada. Algumas dessas maneiras são:

  • Artigos para o blog;
  • Vídeos;
  • Email marketing;
  • Estudos de casos;
  • Palestras.

Texto por: Athina Zapparoli

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