Os 7 elementos de branding consistem nos elementos que compõe uma marca.
Quanto mais elementos uma marca utiliza, mais exclusiva ela se torna. O uso destes componentes é responsável por identificar e diferenciar a marca da concorrência, além de aumentar sua lembrança, gerando julgamentos e sentimentos. Eles facilitam a formação de associações, essas que levam ao posicionamento.
A criação dos elementos também se faz importante para o sentido jurídico, visto que quanto mais deles são utilizados, se torna mais fácil de proteger legalmente sua marca.
- Nome: O nome é o elemento comum entre todas as marcas e tem como objetivo resumir uma ideia. Como:
- Forever 21, que em português significa “para sempre 21 anos”, ou seja, consiste em uma varejo de roupas com foco no público jovem;
- Guaraná Antártica, que trás o nome de uma fruta típica do Brasil, falando sobre a nacionalidade;
- Ford, nome do inventor da marca de carros transparecendo a tradição;
- Símbolo: Os símbolos são desenhos e os desenhos são universais, ou seja, todo mundo entende e isso rompe com as barreiras de linguagem que um nome pode ter. O símbolo é o logo de uma marca, por isso é importante investir em sua criação já que ao ver um logo as pessoas logo o associam com uma marca. Alguns exemplos são:
- Maçã da Apple;
- O escrito característico da Coca-Cola;
- “M” do McDonalds;
- Personagem: O personagem consiste em um símbolo que ganha características humanas. A vantagem de ter um personagem é que ele aproxima o consumidor da marca ao gerar uma interação. Ele pode ser além de desenhos ou animações, uma pessoa. O personagem deve passar as associações que a marca quer que as pessoas façam, como por exemplo:
- Tigre da Sucrilhos, que transmite a ideia da energia que o cereal dá;
- Boneco da Michellin é robusto e forte, assim como os pneus;
- Homem azul da Cotonete, transmite a funcionalidade do produto. O cotonete é feito para tirar a água do ouvido, onde a toalha não chega, assim o personagem azul representa a água e quando o cotonete encosta nele, ele fica branco;
- Slogan: O slogan é uma frase simples que transmite o posicionamento e, portanto, pode ir mudando ao longo do tempo por acompanhar as mudanças da marca. Alguns exemplos de slogan são:
- “Just do it” da Nike;
- “Keep walking” da Johnnie Walker;
- “A verdadeira maionese” da Hellmann’s;
- Jingle: Enquanto o slogan é a frase escrita e falada, o jingle é a musicalidade, ou seja, a assinatura sonora da marca. Exemplos:
- Som característico do comercial e o toque de 5 segundos da Globo. Mesmo sem estar olhando para a televisão você sabe em que canal está;
- “Tudum” da Netflix;
- “Dolly, Dolly guaraná o melhor” música da Dolly;
- Embalagem: As embalagens são consideradas como elemento de marca quando elas são marcantes, sendo possível identificar a marca mesmo sem o rótulo. As garrafas de água comuns da Minalba e Cristal não são consideradas embalagens como elementos, diferentes dos exemplos abaixo:
- Garrafa de vidro da Coca-Cola, que ninguém pode reproduzir igual;
- Vidro do perfume Chanel número 5;
- Garrafa da vodka Absolut, que é tão icônica que a marca até esconde o rótulo em embalagens comemorativas;
- Embalagem triangular do Toblerone;
- Cor: A cor utilizada pelas marcas pode ser considerada como um elemento em alguns casos, quando esta é muito representativa e marcantes, como para estas marcas:
- Azul da Tiffanys;
- Rosa da Vanish;
- Azul da Nivea;
- Padrão de cores da Burberry;
Texto por: Helena Macedo