Os Impactos da Identidade Visual

Já se perguntou sobre a importância da identidade visual e do porquê as marcas a modificam ao longo do tempo? Ou porque muitas marcas mudaram seus logos? Sabendo disso, para entender esses questionamentos, vale compreender a importância da identidade visual e sua definição.


Identidade visual é um conjunto de regras, de abordagens visuais, linguagens e elementos que remetem o cliente à sua marca. Ela é de extrema importância para poder se posicionar na mente do consumidor. Porém, se ela é tão importante, porque as marcas a modificam? Primeiramente, devemos nos questionar duas perguntas básicas, sendo estas: “estou conseguindo passar o que eu desejo aos meus clientes? Eles captam a minha mensagem da forma que eu desejo?”.

Sabemos que gostos, tendências e hábitos se modificam ao longo do tempo e, por conta disso, a marca deve se adequar a essas mudanças, já que se há um desejo de conseguir atender às necessidades dos consumidores, há também a necessidade do cliente te entender como possível solução. Se a marca perceber que houve mudanças em seu posicionamento, nas áreas de atuação, mudanças no comportamento do público-alvo ou até na pirâmide etária do país de atuação, podem ser sinais de que rever sua identidade visual não é uma má ideia.

Tangibilizando essas modificações em marcas, temos a mudança do logo da Adidas: antes, era tido por 3 formas que remetiam a folhas conectadas entre si, trazendo algo mais harmônico; e agora é representado por 3 listras na vertical, proporcionando um ar mais agressivo, remetendo ao foco da marca, que é o esporte. Podemos nos lembrar também das mudanças realizadas pelo Instagram em seu aplicativo, que atualmente é um logo degradê com tons de rosa, roxo e laranja.

Para finalizar, podemos ressaltar algumas tendências de design focadas em logo, sendo essas também provas da possível mudança da identidade visual. Dentre elas temos a minimalista, entendendo que uma melhor visibilidade e simplicidade pode ser uma ótima opção; tipografia arrojada, fontes mais emocionantes e arrojadas ganham atenção; degradê, trazendo efeitos divertidos, mas que combinam; destruição de palavras, trazendo um ar misterioso ao longo, mas evitando abusos, já que a ideia não é o logo se transformar em algo ilegível; e, por fim, fusão geométrica e espaços negativos, sendo duas tendências simples mas muito modernas.

Texto por: Leticia Bringel


Parceiros

  • LinkedIn ESPM Jr.
  • Facebook + ESPM Jr.
  • Instagram + ESPM Jr.

Vila Mariana - São Paulo

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por anfi.com.br
ESPM Jr.png