Público-Alvo X Persona

Direcionar assertivamente a sua comunicação dentro do cenário mercadológico é algo de extrema importância, pois ela é voltada não só para seus clientes, mas também para potenciais leads. Para entendermos melhor as diferenças entre público-alvo e persona, precisamos, primeiramente, saber seus significados.



O conceito de público-alvo se baseia em um grupo de pessoas com características semelhantes, tendo como essência seu perfil psicográfico, geográfico, demográfico e comportamental. Desta forma possui uma definição mais ampla, logo, se refere a um grupo específico e não a uma pessoa definida.


Estabelecer e se orientar através de um público-alvo é uma das principais e mais importantes etapas no planejamento de qualquer negócio e de sua interação com seus consumidores. De maneira geral, é a identificação da secção de clientes que mais oferece oportunidades ao seu empreendimento, além de ser uma forma de direcionar o posicionamento e atuação ideal e assertiva da marca no mercado, sendo de extrema e necessária importância para a elaboração e planejamento das estratégias de Marketing e Marketing Digital.


Já a persona pode ser significada como um cliente ideal fictício. É engrenado a partir de comportamentos e características reais de seus clientes já existentes e alcançados. Porém, as informações apresentam uma descrição detalhada do consumidor, como hobbies, frases inspiracionais e motivadores da vida, transparecendo a imagem do consumidor ideal.


Atualmente, a criação de personas é um passo fundamental dentro da realidade de redes sociais e internet, visto que é uma estratégia fundamental no Marketing Digital, apresentando resultados mais assertivos e específicos.


Ou seja, personas são criadas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso. Lembrando que a criação de personas não é baseada em suposições, e sim a partir de pesquisas com pessoas reais e dados factuais.


Contudo, os dois têm o objetivo de entender melhor seu consumidor e de como se comunicar da melhor forma possível com o seu cliente ou potencial cliente. Nesse cenário, a principal diferença entre os dois conceitos é que o público-alvo apresenta informações de forma bem mais ampla e geral, enquanto a persona consiste em detalhes mais específicos.

Texto por: Marcela Navarro

1 comentário

Parceiros

  • LinkedIn ESPM Jr.
  • Facebook + ESPM Jr.
  • Instagram + ESPM Jr.

Vila Mariana - São Paulo

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por anfi.com.br
ESPM Jr.png