Setor 2.5

As empresas do setor 2.5, inseridas em um cenário repleto de problemas socioambientais, combinam características do segundo e terceiro setor, buscando obter lucro e resolver esses desafios.



As empresas e negócios podem ser classificados em diferentes setores de acordo com o objetivo das atividades que exercem: o primeiro setor corresponde ao Estado; o segundo setor é composto por empresas privadas que atuam com finalidade lucrativa; e o terceiro setor (setor da sociedade civil) é composto por organizações sem fins lucrativos e que realizam atividades voltadas ao âmbito social.


Buscando unir a obtenção de lucro com ações sociais, as empresas do setor 2.5 são uma junção do segundo e terceiro setores. Formado por uma maioria de empresas pequenas e em início de atividade, essas se preocupam não apenas com o lucro, mas também com a sustentabilidade, sendo essa a união da performance ambiental, econômica e social. O objetivo é continuar gerando receita, mas visando a inovação com impactos sociais.


Um exemplo de empresa que ganhou destaque no setor 2.5 é a Saútil, que consiste em uma plataforma que organiza os serviços públicos de saúde de acordo com o CEP, e que tem como objetivo se expandir para o setor privado de saúde. De acordo com Edgard, um dos fundadores, o Saútil “É um projeto de vida. Não é só criar uma ideologia lucrativa, de alguma maneira está contribuindo para a sociedade. É um fato tão importante quanto ter receita”. A Saútil possui 10 funcionários, mas impacta entre 90 mil e 100 mil usuários por mês.

Texto por: Leticia Bringel


Parceiros

  • LinkedIn ESPM Jr.
  • Facebook + ESPM Jr.
  • Instagram + ESPM Jr.

Vila Mariana - São Paulo

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por anfi.com.br
ESPM Jr.png